Venda a prazo vale a pena?

<p>A venda a prazo é das formas de pagamento mais queridas pelos consumidores. Por outro lado, alguns empreendedores têm ressalvas em relação a esse tipo de venda.</p>

<p>O receio de não receber os valores parcelados ou a dificuldade em encontrar uma ferramenta eficiente para automatizar o processo são alguns delas.</p>

<p>Afinal, a venda a prazo vale a pena ou não? A resposta para essa pergunta é um sonoro SIM! A venda a prazo oferece muitas vantagens, tanto para o negócio, quanto para o consumidor.</p>

<p>Um dos grandes benefícios é a atração de novos clientes. Isso acontece uma vez que grande parte dos consumidores gostam da facilidade, já que a possibilidade de parcelar aumenta o poder de consumo.</p>

<p>Para se ter uma ideia, uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC, realizada em parceria com o portal Meu Bolso Feliz, apontou que 79% dos consumidores brasileiros parcelam suas compras.</p>

<p>Outra vantagem da venda a prazo é a fidelização de clientes. Enquanto o consumidor está pagando as parcelas, de certa forma, existe um vínculo que o aproxima do negócio. Dessa forma, fica mais fácil oferecer ofertas personalizadas ou implantar estratégias para vendas recorrentes.</p>

<p>Com os clientes fidelizados, o resultado natural é o aumento nas vendas e, consequentemente, da lucratividade. O que também acaba gerando mais competitividade para a marca no mercado.</p>

<p>Contudo, apesar das vantagens, é importante que se tenha uma dose de cautela quando se fala de vendas à prazo. Na falta de uma boa gestão financeira, o empreendedor pode facilmente perder o controle do fluxo de caixa.</p>

<p>A insegurança em relação à venda a prazo vem da possibilidade de inadimplência no pagamento. E não para menos! De acordo com um estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) publicado na Agência Brasil, o percentual de famílias endividadas no Brasil chegou a 72,9% em 2021.</p>

<p>No entanto, algumas medidas práticas podem reduzir consideravelmente as chances do negócio ter esse tipo de prejuízo. Uma delas é a antecipação de recebíveis, uma linha de crédito voltada para empresas que precisam adiantar o recebimento de suas vendas.</p>

<p>Com ela, o empreendedor tem a chance de reorganizar as contas da empresa, de equilibrar o fluxo de caixa e de negociar com os fornecedores. Isso dá o respiro necessário para planejar os próximos passos com mais calma.</p>

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