Quatro maneiras de toda empresa ser inovadora
Quando se pensa em inovação no mundo dos negócios, alguns exemplos nos vem a mente rapidamente: Uber substituindo táxis e Airbnb substituindo hotéis. Essas empresas que impulsionaram mudanças significativas nos seus setores. E esses tipos de mudanças deram a tal rótulo uma reputação infame. Muitas pessoas ouvem a palavra “disruptor” e pensam em algo sendo substituído ou destruído.
Mas a narrativa pode ser um pouco diferente. A disrupção ou a inovação é uma coisa boa. Em sua essência, não é sobre substituir. Trata-se de olhar as empresas e pensar: “Como elas podem ser melhoradas?”.
Todas as empresas devem se considerar disruptivas para crescer continuamente. Aqui estão quatro maneiras da sua empresa atingir esse objetivo:
1. Tenha um plano, mas fique sempre atento ao que seu cliente está te dizendo. Não existe produto ou solução perfeita. Os clientes estão em constante evolução e comprando novos recursos e experiências de serviço. As empresas precisam estar prontas para se adaptar para atender às suas expectativas. Pense em como algumas grandes empresas começaram. A Amazon começou como uma plataforma de comércio eletrônico de livros. Netflix era um serviço de aluguel de DVD. As empresas não podem ficar muito presas em seus planos de jogo atuais para receber feedback dos clientes.
2. Não há necessidade de esperar pela grande ideia. Pequenas mudanças podem fazer a diferença. Analise os processos da sua empresa, e tente entender como pequenas dores podem ser solucionadas.
3. Uma empresa não deve se limitar à expertise de seus líderes. Esteja aberto a diferentes abordagens.
4. Sempre esteja atento ao que vem a seguir. Você pode ter acabado de lançar um novo produto. Esse é o momento perfeito para se perguntar o que vem a seguir. A discussão deve sempre se concentrar na construção de um roteiro para o futuro, mantendo o cliente em primeiro plano. Certifique-se de construir uma equipe que compartilhe a mesma mentalidade. Incentive todos a compartilhar como eles acham que a empresa pode crescer e continuar causando impacto.