Quando a antecipação de recebíveis é a melhor escolha para uma empresa?
Realizar uma venda é um momento de grande êxito para uma empresa: essa é a etapa que valida o sucesso e a efetividade do trabalho que está sendo realizado e pode ser usado como parâmetro para as futuras estratégias da organização.
Independentemente se é comercializado um produto ou serviço, todos os departamentos da empresa funcionam para que sua marca seja atrativa para alguém, para persuadir um grupo de pessoas a consumir o que você produz.
Contudo, gerenciar os aspectos financeiros de uma organização pode ser um grande desafio.
Apesar da venda a prazo ser uma opção útil para os consumidores e por isso tornar-se recorrente durante as trocas comerciais, é possível que essa forma de pagamento possa prejudicar a saúde financeira do negócio.
É por isso que uma boa opção para os empresários é a antecipação de recebíveis, que contribui para a sustentabilidade do caixa e evita que novos gastos sejam feitos, além do que já está previsto.
O que é antecipação de recebíveis?
É bem simples: se trata de uma linha de crédito que permite a uma empresa receba de forma adiantada o valor que foi levantado com as vendas a prazo.
É um serviço que pode fazer muita diferença para o futuro de empresas, sobretudo aquelas que:
- Estão começando sua trajetória, buscando se inserir no mercado e contam principalmente com os investimentos iniciais.
- Estão passando por dificuldades financeiras e possuem caixa pouco equilibrado.
- Reorganizar contas;
- Equilibrar o fluxo de caixa;
- Negociar com fornecedores;
- Planejar melhor o futuro.