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Dicas para a organização financeira de pequenas e médias empresas

Pequenas e médias empresas enfrentam diariamente inúmeros obstáculos, dentre eles, talvez o mais desafiador seja manter o setor financeiro devidamente organizado. A ânsia por começar a empreender, a urgência em iniciar as atividades, e o despreparo, acabam levando gestores a lidarem com esta parte do negócio de maneira negligente.  E antes mesmo de perceberem, contas pessoais acabam mescladas às financias da empresa, deixando tudo uma verdadeira desordem. Como sabemos bem, o mercado é extremamente competitivo, e não costuma perdoar grandes deslizes. Por isso, arrumar o setor financeiro da sua empresa, precisa ser uma prioridade. Por meio dela é possível:
  • Entender melhor o funcionamento de sua organização;
  • Ter em mãos indicadores de capital;
  • Visualizar o índice de desperdício;
  • Saber como andam os seus investimentos;
  • Endividamento, entre inúmeros outros indicadores.
Se você é dono de uma pequena ou média empresa e precisa colocar o seu setor financeiro em ordem, acompanhe, acompanhe o artigo e aplique as nossas dicas aí no seu negócio. Dica 1: Organize o Fluxo de Caixa O Fluxo de Caixa é uma ferramenta poderosa, que auxilia na averiguação e na projeção do saldo disponível em seu caixa. Ele garante que nunca falte capital de giro em seu cofre, para que seja possível aplicar esse dinheiro quando você quiser ou necessitar. O Fluxo de Caixa permite que gestores consigam ter uma visão macro de seu negócio, analisar todas as variáveis agora e no futuro, além de oferecer dados precisos da movimentação de todo o dinheiro que entra e sai, informando com assertividade a liquidez de sua organização. Para deixar tudo organizado, você precisa inserir no Relatório de Fluxo de Caixa:
  • Registre em uma planilha também as contas a pagar. Nesta coluna, insira os compromissos financeiros recorrentes, como salários de funcionários, impostos, parcelas de dívidas, despesas com fornecedores, dentre outros.
  • Registros de recebimentos de vendas realizadas de todas as formas: vendas a prazo, à vista ou de qualquer outra maneira. Rendimentos e aplicações também devem entrar neste tópico.
  • Analise o saldo com periodicidade.
Com o fluxo de caixa organizado, você pode investir com mais segurança graças ao planejamento, negociar com fornecedores e minimizar ou evirar problemas financeiros futuros. Dica 2:  Desassocie contas pessoas das contas empresariais Um dos erros mais comuns das pequenas empresas é misturar gastos pessoais com os empresariais. Muitas vezes a correria do dia a dia pode acabar colocando gestores em situações complicadas, onde secretárias da empresa acabam resolvendo pendências da família. Isso não pode acontecer! Conta pessoal é uma coisa e da empresa é outra. Para isso:
  • Abra uma conta corrente para você e outra para a sua empresa;
  • Conheça tudo o que o seu banco pode oferecer para sua empresa, assim você evita utilizar recursos da conta pessoal na empresarial;
  • Automatize processos por meio de softwares, aplicativos ou plataformas. Colocar informações exclusivamente no papel pode ser uma cilada.
Dica 3:  Fique atento aos prazos Ficar atento aos prazos de vencimento de contas, datas de recebimento evita que você pague juros e acabe vendo o seu dinheiro escoar pelo ralo pelo simples fato de ter perdido a data de pagamento correta. Dica 4:  Fique de olho no estoque Monitorar a quantidade de produtos em seus estoques é crucial para o sucesso de sua empresa, sobretudo se você é dono de uma pequena ou média empresa. Este controle, ajuda a reduzir prejuízos e perdas. Invista em treinamento de pessoal, automatize processos para maior efetividade dos serviços, e adote um inventário para ter uma visão mais acertada da quantidade de produtos. Otimizar seu estoque também é fundamental. Não se esqueça de observar se os estoques estão muito grandes ou reduzidos. Para ter mais precisão nesta etapa, você precisa estar por dentro da rotatividade de produtos da sua empresa. Coloque produtos encalhados para girarem. Promova promoções, cupons para abrir espaço para aqueles produtos que tem uma saída melhor. Dica 5.  Atenção aos inadimplentes Os maus pagadores podem ser um verdadeiro problema para a boa fluidez de sua empresa, afinal, sem receber pelo que você vendeu, não há como a sua empresa resistir.  Imponha prazos para pagamentos e taxas em casos de atraso. Dica 6: Detecte gargalos Uma vez que você aplicou a dica 1 (organização de Fluxo de Caixa), você naturalmente conseguira detectar alguns gastos que são realmente necessários e outros, nem tão necessários assim. Outros, por sua vez, completamente desnecessários. Se você percebeu que há algo excedente, identifique o gargalo e corrija o problema, interrompendo o escoamento deste dinheiro. Dica 7. Conte com pessoal especializado para realizar tarefas Não há como negar: não é possível cuidar de absolutamente tudo ligado à sua empresa e desprezar ajuda especializada em algum momento. Há algumas questões financeiras que precisam ser cuidadas por quem realmente entende do assunto. Uma vez que você tenha notado certa incongruência em seu caixa, falta de organização em qualquer questão financeira ou relacionada a este setor, procure ajuda especializada. Resolver o problema no começo é infinitamente melhor, mais rápido e mais barato do que resolver um problema gigante. A Ágile é uma empresa especializada em entregar soluções financeiras para empresas e empresários de diversos setores.  Somos especializados no mercado B2B, ajudando diversas organizações em antecipação de recebíveis, linhas de crédito, refinanciamento, investimentos, crédito pessoas e diversas outras soluções. Dentre as linhas de crédito disponíveis em nosso portfólio, dispomos de capital de giro para pequenas e médias empresas que desejam crédito fácil e descomplicado  sem a necessidade de apresentar garantia para concessão de crédito.

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