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Como se planejar financeiramente para o crescimento do seu pequeno negócio

Você decidiu empreender. Abriu uma pequena empresa, investiu tempo e dinheiro nessa nova empreitada. A ideia caiu nas graças de seu público e, finalmente o seu negócio está dando certo. Com o crescimento do seu empreendimento, novas demandas acabaram surgindo, certo? O seu pequeno negócio, antes administrado apenas por você com uma certa facilidade, agora precisa de um olhar mais apurado por conta das novas exigências ou até mesmo de novas pessoas para que você consiga distribuir melhor as tarefas diárias e conseguir gerenciar melhor o negócio. Com tantas novas tarefas, se faz necessário dedicar mais atenção a uma parte fundamental para qualquer negócio: o planejamento financeiro. Para crescer de forma ordenada, é preciso que todos os setores estejam bem alinhados e planejar bem a parte financeira é fundamental para manter o crescimento de seu pequeno negócio. Nas linhas abaixo, você vai aprender a se planejar financeiramente para o crescimento de seu pequeno negócio. Acompanhe e boa leitura! O que é planejamento financeiro para pequenos negócios? Dinheiro em caixa é sempre muito bom, mas é verdade que ele foi feito para ser gasto. No entanto, não adianta nada usar de forma descontrolada. Para impedir que todo o lucro vindo do seu negócio escoe pelo ralo, existe o planejamento financeiro. Tem gente que pensa que planejamento financeiro é sinônimo de guardar tudo o que você ganhou a sete chaves e não gastar com nada, mas o conceito se baseia exatamente no contrário. Planejamento financeiro te dá a oportunidade de gastar o dinheiro de forma consciente. Com ele você consegue detectar quais gastos estão sendo excessivos e que medidas você pode adotar para mudar este cenário. Planejamento Financeiro é sinônimo de tranquilidade para o seu negócio. Um bom plano para o seu dinheiro te ajuda a manter a balança de gastos versus lucro, sempre equilibrada, e te dá ferramentas para fazer uma reserva, e usa-la quando você quiser se arriscar em algo novo, dar um upgrade em sua loja virtual ou realizar uma reforma em seu ponto de venda físico. Com o planejamento financeiro para empresas, você descortina os caminhos que vai trilhar no mundo dos negócios. Com ele, fica mais fácil saber o seu faturamento mensal, planejar gastos e não apenas não deixar os cofres vazios como conseguir realizar uma projeção futura para ele de maneira macro.

Três pilares do planejamento financeiro de pequeno negócio

Apresentamos abaixo, três pontos importantes do planejamento financeiro empresarial: Planejamento e administração do caixa no cotidiano Aqui, é preciso se atentar a gestão de recursos financeiros de entrada e saída daquilo que foi vendido, bem como incluir custos com pagamentos de funcionários, contas fixas como luz, água, internet e impostos. Planejamento de investimentos Aqui, inserimos planos de expansão, por exemplo ou de modernização. Também entram neste tópico, a abertura de novas unidades ou investimento em equipamentos. Gestão de crise financeira Aqui podemos incluir ações emergenciais relacionadas ao setor financeiro como pagamento de dívidas, renegociações com fornecedores ou clientes, etc. Uma vez que você já identificou os pontos mais importantes a se atentar, é hora de desmembrar os pilares em ações. Ação 1: Verificação e apontamentos da situação atual de seu pequeno negócio Aqui, você precisa fazer um levantamento da situação atual de seu negócio. Que tal utilizar a MATRIZ SWOT para realizar a Gestão de Desempenho? Com ela, você consegue identificar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades existentes no seu negócio. Como esse levantamento realizado, agora você tem ferramentas suficientes para começar um plano de ação efetivo. Ação 2: Estabelecer metas futuras Uma vez realizado esse levantamento, é hora de colocar tudo no papel e apontar para o futuro. Aqui é preciso estabelecer metas para o futuro, estabelecendo um prazo de crescimento. Defina quanto deseja faturar em determinado período de tempo, mas não esqueça de estabelecer metas possíveis de crescimento baseadas naquilo que você tem hoje e compatíveis com seu setor de atuação. Não se esqueça de registrar todas essas premissas e realize um cronograma para a realização desse planejamento. Se necessário, envolva outras pessoas que participarão ativamente dessa etapa do processo para que todos fiquem alinhados aos mesmos objetivos. Ação 3: Realize um levantamento orçamentário do ano seguinte Aqui, podemos chamar também de Gestão Orçamentária. Você planejará o orçamento necessário para colocar em prática os planos vindouros, como por exemplo, registrar quanto você deseja investir em capacitação de funcionários, em novos equipamentos para sua empresa, quanto deseja vender durante o ano. Realize o acompanhamento de todo esse processo durante todo o ano, para ter certeza se o seu plano está seguindo um bom caminho. Ação 4. Elaborando o Plano A e o Plano B Como prevenir é melhor do que remediar, nessa etapa de ação, sugerimos que você trabalhe com dois cenários, como o Plano A, que segue um cenário otimista e o B, que se baseia em um cenário pessimista. Você pode colocar outros cenários alternativos também, leve em consideração o seu setor de atuação e o a realidade do seu. Obviamente, devemos mirar em futuro próspero. No entanto, o ano de 2020, mais do que qualquer outro, mostrou a empreendedores que ter cartas na manga no momento de adversidade faz toda a diferença, e separa vencedores de perdedores. Por isso, mire no promissor, mas não se esqueça de ter em mente que realidades obscuras podem acontecer. Gestão emergencial Não é nenhuma novidade: várias empresas fecham as portas e não abrem nunca mais por não conseguirem se reerguer após uma crise financeira. No entanto, quem nunca ouviu o ditado “há males que vem para o bem”? Pois é, nem tudo que acontece de ruim é realmente prejudicial. Por isso, frente a uma crise financeira, é preciso encarar tudo com maturidade, calma e partindo para ações efetivas. Detectar a origem do problema é a parte mais importante nesse momento, e ele pode vir de qualquer lugar, desde baixo faturamento até desperdícios, estoques muito cheios, dos custos variáveis ou em outros pontos. Para sair desse cenário ruim, considere cortar despesas sem comprometer o seu padrão de atendimento e conte com parceiros que realmente podem ajudar você a recuperar o fôlego. A Ágile tem as melhores linhas de crédito do mercado, com prazos que vão ajudar você a tirar a sua empresa do vermelho. Além desse serviço, oferecemos também:
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