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Como evitar a inadimplência? Três passos que irão te ajudar a diminuir o risco em sua empresa.

Sabe-se que o sucesso das empresas está diretamente ligado a capacidade de conceder crédito aos clientes, não é mesmo? Para isso, quanto mais prazo você consegue oferecer ao seu cliente, mais competitivo você é e mais você vende. Contudo, tal ação possui consequências, positivas e negativas, sendo uma destas a temida inadimplência. Mas afinal, o que podemos fazer para evitá-la?  Separei três passos que irão ajudá-lo na tomada de decisão.
  • Documentação
Essa é a parte inicial da análise do cliente. Nesse momento, você deverá ficar atento a veracidade das informações e conferir se é realmente o cliente quem está solicitando o crédito e não alguém mal-intencionado.  Confira os principais documentos a serem solicitados:  Para pessoa física (PF):
  • Cópia dos documentos pessoais (CPF; RG e ou CNH)
  • Comprovante de Endereço;
  • Local de trabalho;
  • Comprovante de renda (em alguns casos).
Para Pessoa Jurídica (PJ):
  • Contrato Social;
  • Faturamento;
  • Cópia dos Documentos pessoais dos sócios;
  • Comprovante de endereço comercial.
Análise de Crédito Após a conferência de toda a documentação do cliente, o segundo e principal passo antes de efetuar uma venda a prazo é realizar uma análise de crédito do cliente. É nesta etapa que você irá analisar a capacidade do mesmo em honrar com o compromisso. Nesta fase você deverá utilizar os Órgãos de Proteção ao Crédito (Serasa, Boa Vista, SPC, entre outros) para verificar se o cliente está adimplente no mercado. O sucesso no recebimento está diretamente relacionado a uma boa análise de crédito.
  • Régua de cobrança 
A régua de cobrança é uma ferramenta de gestão financeira que o auxilia no acompanhamento e tomada de decisões em relação aos títulos em atraso de sua empresa. Ao implementa-la você terá um processo que irá estabelecer quando e como acontecerá cada etapa da cobrança. Primeiramente é necessário identificar os melhores momentos para entrar em contato com o cliente com a finalidade de que seu título em atraso seja pago, assim como definir as melhores ferramentas de comunicação com o mesmo, por exemplo: ligação, email, WhatsApp e SMS. Após definida a régua de cobrança, é de suma importância que a mesma seja seguida a risca, pois assim contribuirá para a redução da inadimplência e aumento do seu faturamento.

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