Antecipação de recebíveis: tudo o que você precisa saber
De acordo com dados do Banco Central (BC), em 2019, a Antecipação de Recebíveis movimentou mais de 90 bilhões de reais, uma alta de cerca de 30% em relação ao ano anterior.
Com números tão significativos, não dá para ignorar a importância dessa linha de crédito para empreendedores brasileiros.
De olho no alto volume deste mercado e pensando em ajudar você que tem um pequeno ou médio negócio, preparamos um artigo para esclarecer todas as suas dúvidas a respeito da Antecipação de Recebíveis. Boa leitura!
Afinal, o que é Antecipação de Recebíveis?
Sendo bem direto e simplista, a Antecipação de Recebíveis é quando você tem um dinheiro a receber no futuro e você precisa dele no presente. Ele pode estar relacionado a títulos, cheques e cartões de crédito, por exemplo.
Essa modalidade é muito procurada por empresas que precisam de algum dinheiro para atender necessidades mais urgentes, sem precisar recorrer ao empréstimo. Ela acontece porque, geralmente, quando um cliente realiza uma compra parcelada, o dono do negócio pode levar meses até receber o total integral do valor da venda.
Quando um empresário escolhe recorrer à Antecipação de Recebíveis, ele pode receber esse dinheiro em um espaço de tempo bem mais curto.
Qual é a diferença entre Empréstimo e Antecipação de Recebíveis?
No empréstimo, você não tem dinheiro para receber, você precisa de dinheiro para pagar, provavelmente em parcelas. Na antecipação de recebíveis, o dinheiro pertence a você. Ele já é seu porque a venda foi efetivada! A diferença é que você adiantará o recebimento dele por meio de uma linha de crédito.
Na antecipação de recebíveis, as instituições financeiras geralmente negociam taxas bem melhores do que aquelas encontradas em empréstimos, além do processo ser sem burocracia e mais ágil.
Vantagens da Antecipação de recebíveis
Ela cobre imprevistos
Se você detectou algum imprevisto em seu caixa, a Antecipação de Recebíveis é uma excelente alternativa. Você não precisa utilizar o cheque especial, nem recorrer a empréstimos, novas dívidas e parcelas. Por meio da antecipação, você conta com um dinheiro que já é seu para regularizar o seu caixa, negociar com fornecedores ou investir em algo emergencialmente.
A Antecipação de Recebíveis evita empréstimos
Empréstimos definitivamente não são bichos de sete cabeças e muitas vezes, tiram a sua empresa do sufoco. No entanto, se você não quer assumir mais uma dívida e tem a possibilidade de contar com a Antecipação de Recebíveis, deixe para recorrer a empréstimos em outro momento. Além disso, você não precisa antecipar tudo que tem. É possível adiantar apenas um título, sem nenhum problema.
Cuida da saúde financeira do seu negócio
Um dos setores mais sensíveis dentro de qualquer empresa é, sem dúvidas, o setor financeiro. Por isso, tomar uma decisão que comprometa o seu caixa pode levar a sua organização para o buraco.
Contar com um dinheiro que já é seu para manter a saúde financeira de sua empresa é a forma mais segura de se manter no azul.
Menor burocracia
Outras opções de crédito são muito mais burocráticas do que a Antecipação de Recebíveis, visto que o banco ou a instituição financeira detém o privilégio de obter os pagamentos que foram antecipados. Além disso, hoje é possível contar com operações muito mais transparentes graças às duplicatas eletrônicas. Essa nova alternativa, evita que a antecipação seja feita por mais de uma instituição financeira, minimizando riscos de emissão de notas frias.
Em que situações eu posso recorrer a Antecipação de Recebíveis?
Antes de mais nada, é importante frisar que a Antecipação de Recebíveis é uma linha de crédito, e precisa ser tratada com responsabilidade. Se você precisa cobrir necessidades urgentes e tem a certeza de que esta ferramenta não só vai te ajudar agora como não irá prejudicar a sua empresa no futuro, então recorra a ela sem medo!
Não por acaso, empreendedores de todos os segmentos recorrem a Antecipação de recebíveis para sanar problemas como:
- Arcar compromissos financeiros com fornecedores;
- Honrar prazos;
- Obter capital de giro para manter a empresa operando normalmente;
- Adquirir novos equipamentos;
- Contratar novas pessoas;
- Realizar o pagamento de seus funcionários;
- Solucionar urgências sazonais.