A importância da liquidez para a saúde financeira da empresa
Você sabe o que é liquidez? Para o pessoal da contabilidade é a velocidade ou a facilidade que um ativo pode ser convertido em dinheiro. Com essa definição dá para entender que empresas com maior liquidez tem uma visibilidade melhor para o financeiro.
Neste artigo veremos a importância da liquidez para a saúde financeira da empresa.
O que são índices de liquidez?
Os índices de liquidez são aqueles que classificam a capacidade da empresa dar conta de suas responsabilidades financeira e contas a pagar. Então, como já vimos anteriormente, a saúde financeira de sua empresa está diretamente ligada aos níveis de liquidez.
A partir dos índices de liquidez decisões gerenciais necessárias podem ser tomadas, também é possível prevenir erros que possam atrapalhar o desempenho dos negócios e aproveitar melhor as oportunidades.
São usados como ferramentas básicos para analisar o balanço patrimonial de uma empresa a fim de encontrar pontos positivos e negativos em relação a saúde financeira, econômica e administrativa de uma empresa.
Isso tem como objetivo auxiliar a avaliação de capacidade de pagamento em comparação as obrigações para melhorar os recursos.
Conceito de análise financeira
A análise financeira, também pode ser chamada de análise econômica, e é o estudo da capacidade de geração lucro de uma empresa. Assim como uma forma de mensurar seu desenvolvimento.
É por meio dela que podemos encontrar métodos que permitem avaliar a situação financeira do negócio. Seu objetivo é definir o desempenho da empresa para que seus recursos tenham um uso melhor e mais efetivo.
É possível mensurar a capacidade da empresa na geração de lucro através de indicadores.
Aqueles indicadores capazes de checar seu desempenho real.
Desta forma dá para ter certeza de como estão as finanças da empresa e saber como e quais decisões tomar em curto, médio e longo prazos.
Como conseguir equilíbrio financeiro?
Há diversas formas ou métodos que podem compor a análise financeira de uma empresa. Porém há alguns fatores particulares que são simples e fáceis de avaliar.
Estar atento para melhorar as economias e fazer um uso melhor dos recursos é trabalho do gerente.
Confira abaixo sete dicas que te mostram onde dar mais atenção e diminuir os impactos de escolhas ruins passadas, avaliando sua capacidade de gerar lucros e ainda a sua estabilidade.
Dicas para manter a saúde financeira da empresa
- Custo fixo
- Custo variável
- Lucro Operacional
- Margem de contribuição
- Preço de Vendas
- Faturamento
- Crescimento