As 7 tendências mais relevantes do e-commerce para PMEs em 2023

Apesar da grande inegável importância do varejo físico, o e-commerce ainda vai ter parcela significativa na estratégia de vendas de boa parte dos pequenos e médios empreendedores neste ano. De acordo com um estudo realizado pela Nuvemshop, plataforma para criação de lojas virtuais e líder de e-commerce para o pequeno varejo na América Latina, cerca de 64% dos pequenos lojistas desejam aprender mais sobre estratégias para o varejo digital no ano de 2023.

A pesquisa foi realizada com a base de 100.000 lojistas da plataforma, e apartir dela a empresa consegue apontar os principais planos de empreendedores a serem colocados em prática no comércio eletrônico anualmente.

De acordo com o relatório, as principais tendências para o e-commerce são:

1. Live Commerce

Fazer da venda uma atração! As vendas via transmissões ao vivo nas redes sociais aliam entretenimento ao e-commerce, o que favorece o engajamento com as lojas no mundo on-line.

2. Atendimento automatizado

Por meio de chatbots integrados à loja virtual e aos aplicativos de mensagens, o lojista otimiza o atendimento e aumenta a conversão de vendas. Com a ascensão de novas tecnologias é possível que o atendimento automatizado se torne ainda mais comum e indispensável ao pequeno varejo.

3. Pix e Pix Parcelado

O Pix é um dos meios de pagamento que mais cresceu, e essa tendência também pode ser observada no e-commerce. Oferecer a compra parcelada pelo Pix, por meio de integrações com empresas especialistas é uma otima opção para aumentar suas vendas!

4. Checkout facilitado

Possibilitar menos etapas até a finalização da compra aumenta a taxa de conversão. As soluções mais avançadas no mercado oferecem a opção de salvar dados de compra e de checkout apenas com código de verificação.

5. Terceirização de estoque

Terceirizar o estoque permite que a loja otimize o processo e delegue a expedição para empresas parceiras. Trata-se de outra tendência, principalmente para lojas que enviam milhares de pedidos e têm operações complexas. A prática tornou-se comum a grandes varejistas que oferecem a modalidade como meio para atrair pequenos vendedores em busca de um diferencial competitivo.

6. Redes para pagamento

Investir em uma boa integração é fundamental para diversificar formas de pagamento, sejam ela via cartão, Pix, boletos ou carteiras digitais. É preciso estar atento as redes digitais com os melhores prazos de recebimento e taxas de transação.

7. Software de gestão para e-commerce

Através de softwares de gestão empresarial, as informações da empresa se concentram em um único sistema. Assim, é possível integrar departamentos, otimizar o tempo e reduzir riscos e erros em pedidos.

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