Depois da Copa do Mundo, o Natal

O segundo semestre de 2022 foi recheado de importantes eventos. Tivemos a Black Friday colada com o início da Copa do Mundo e, segundo dados da Confi NeoTrust, em parceria com a ClearSale, o ticket médio de vendas foi cerca de 6% mais baixo comparado a 2021. O comportamento do consumidor foi moldado pelo Mundial. TVs, setor de alimentos e bebidas, receberam mais atenção da maioria dos clientes. A notícia não é nada ruim para quem ainda espera alavancar as vendas nesses últimos dias do ano. Brasil não chegou às semifinais, e o clima de festa do futebol, acabou. Mas agora o foco é total no Natal e ano novo, que inclui férias escolares. O momento é de amigos secretos, trocas de presentes, compras para viagens, novas aquisições. Se o público não aproveitou as promoções recentes, o sinal é que ainda irá consumir, rapidamente, até a chegada de 2023. Essa época de festas exige encontrar elementos intangíveis que comuniquem o valor da realização de mais um ano. Para além dos itens materiais, o consumidor almeja viver a celebração de memórias, reviver emoções, encontrar pessoas, relembrar os melhores e piores momentos do ano, estar com entes queridos, comer a valer, beber, brindar e comemorar. Essa agitada época deve refletir o sentimento do público. O que o consumidor almeja para finalizar 2022 com chave de ouro? A pergunta, nada fácil de responder, exige agilidade na resposta. Falta muito pouco pra véspera de Natal e para o ano novo. O prazo é curto, mas o bastante para criar uma resposta emocional e impulsionar a tomada de decisão do consumidor. A criatividade será a bala de prata para o sucesso de qualquer atitude que se tomar a partir de agora, afinal essa é, culturalmente, a época mais mágica do ano! Está no inconsciente coletivo esse fascínio, aportado com tantos eventos e atrações. A boa nova é que existem inúmeras ferramentas à mão. Entender onde seu público está, é o primeiro passo para acertar. É importante saber que, muito provavelmente, o consumidor estará em vários locais. A dica é distribuir ações nesses lugares, de acordo com cada demanda. No Instagram, por exemplo, o ideal é usar os recursos dos stories, com enquetes, dicas, quiz. Quanto mais você interagir com seus clientes, melhor será o retorno. Essa conversa é produtiva para compreender o que chama mais a atenção e obter respostas. Essa troca orgânica mantém os seguidores envolvidos com a marca. Vídeos são mais do que bem-vindos. Na maioria das mídias sociais, eles têm uma enorme capacidade de atingir pessoas. O alcance de vídeos está cada vez maior e os aplicativos dispõem de músicas, efeitos e recursos que os tornam muito atraentes. Esse cenário do segundo semestre foi adverso, com muitos eventos concentrados em um mesmo período e a esperança do hexa acabando rapidamente.O fato é que esse é o primeiro Natal com expectativa de aumento real em vendas, depois de dois anos de quedas, segundo projeção da Confederação Nacional de Comércio de Bens. Mesmo com a previsão de faturamento abaixo do período anterior à pandemia, a notícia é muito positiva. Corre que ainda dá tempo! A tecnologia está disponível para uso criativo e quem souber acessá-la de forma inovadora e produtiva, ganhará um presentão ainda em 2022.

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