5 dicas para criar uma cultura organizacional forte para sua Pequena Média Empresa
Cultura organizacional é um conceito que pode ser definido como um conjunto de valores, crenças e práticas da organização. É a forma como a empresa trabalha, como lida com seus clientes e funcionários.
Há quem acredite que uma cultura organizacional bem trabalhada é algo exclusivo de empresas de grande porte, mas isso não é verdade. Independentemente do tamanho, qualquer organização pode ter esse conjunto de valores bem definido e aplicado. Quando todos os funcionários são bem comunicados sobre os valores da empresa e entendem qual o papel deles dentro da organização, há maior produtividade e melhorias nos resultados.
Confira abaixo 5 dicas para trabalhar da melhor forma a cultura organizacional da sua PME:
1 – Missão, visão e valores
Pode parecer um grande clichê, mas esses 3 itens, quando bem escritos, tem o poder de fazer uma grande diferença em qualquer organização.
A MISSÃO é o objetivo principal da empresa existir, a sua entrega, o que a empresa faz. A VISÃO é onde a empresa se enxerga no futuro, onde ela deseja chegar; enquanto os VALORES são os princípios, aquilo que a empresa acredita e o que ela defende.
Para uma PME, é de suma importância que esses três itens sejam definidos cedo e bem comunicados à todos. Dessa forma, tanto funcionários, quanto possíveis investidores e clientes podem perceber qual é o objetivo daquela organização e se ela tem potencial.
2 – Liderança replicadora da marca
Profissionais em cargos de liderança são modelos da cultura organizacional, eles devem replicar os princípios da empresa para seus pares e garantir que eles estão sendo seguidos em seus times. Se os líderes não demonstram seguir as diretrizes da empresa, os funcionários não irão se sentir motivados a seguir também.
3 – Espaço para sugestões, feedback e ideias
Para a construção de uma cultura forte é ideal que se promova um espaço aberto para que todos possam trazer sugestões, opiniões e novas ideias. Não é raro que empresas referência em cultura organizacional promovam uma cultura horizontal, em que todos tem voz ativa. Essa prática promove um senso de responsabilidade nos funcionários, e traz um ambiente em que as pessoas produzem mais, colaboram mais uns com os outros e não tem medo de buscar novos caminhos para resolver os problemas.
4 – Formalizar a cultura organizacional
É importante que a cultura organizacional seja documentada no papel. Uma boa ideia é ter uma espécie de manual da marca, que reúna informações importantes da organização. Missão, visão, valores, itens de identidade visual, história da organização, boas práticas no dia a dia de trabalho, ritos da empresa, tudo isso colabora para firmar a cultura corporativa.
5 – Ritos e costumes
Uma cultura forte pode ser reafirmada através da criação de alguns ritos empresariais. Reuniões, happy hour, comemoração de datas importantes da empresa e dos funcionários, esses rituais ajudam a unir as pessoas dentro da organização.