Como você pode organizar o fluxo de caixa da sua empresa é uma pergunta que se passa constantemente em sua cabeça?
É preciso considerar que o fluxo de caixa é essencial na organização de seu negócio, se você não consegue dominá-lo de início, certamente ele tomará conta da sua empresa fazendo com que você tenha problemas.
Levando em conta dados do IBGE, 21% das empresas quebram após o primeiro ano em atividades, ou seja: o Brasil tem fechado mais empresas do que está abrindo.
Para que você tenha sucesso é preciso contar com algumas dicas que organizem o
capital de giro para empresas novas, assim você terá dado um passo à frente de seus concorrentes na corrida pelo sucesso de seu negócio.
Veja abaixo 5 dicas para guiá-lo nessa jornada:
Dica 1 – Pense em longo e em curto prazo:
Mediante o fluxo de caixa pode-se fazer uma projeção média para todo o ano. Com ele, você pode avaliar diferentes cenários e já se preparar para as mais diferentes adversidades.
Portanto, estabeleça os seus gastos e também os seus ganhos no fluxo mensal. Dessa forma, ao fim do mês, você pode comparar o que você planejou e o que foi de fato realizado. Assim, você poderá saber quais foram as despesas inesperadas e como fazer para evitá-las futuramente.
Dica 2 – organize sua rotina financeira
Manter o fluxo de caixa atualizado requer disciplina.
O ideal seria todo dia as conciliações bancárias e conferências de extrato ser feitas a fim de garantir que os lançamentos estejam fiéis.
Use sem moderação as ferramentas como conciliação bancária e relatórios de extrato bancário para facilitar o dia a dia e ter a sua disposição métodos de conferência simplificados.
Não se esqueça de treinar o profissional responsável por manter o fluxo atualizado para que ele seja capaz de classificar corretamente todas as entradas e saídas de caixa para posterior análise e geração de relatórios.
Criar mecanismos de conferência com mais de um usuário, modelar processos podem garantir conferência dupla das atividades mais essenciais.
Dica 3 – classifique as movimentações financeiras
A padronização é uma palavra-chave aqui.
Garantir lançamentos financeiros dentro de um padrão é essencial para descobrir e prevenir falhas no processo a fim de gerar e analisar relatórios estruturados com grande facilidade.
Aqui podemos trazer o conceito de plano de contas financeiro, que nada mais é do que a criação de códigos e classificações para cada tipo de entrada e saída relevante para sua empresa com o objetivo de criar uma lógica de organizar e analisar seus dados.
Sua importância é tão real que sem isso os lançamentos financeiros perdem seu sentido, transformando-se apenas em números com sinal negativo e positivo.
Dica 4 – registre as contas a pagar e a receber
Despesas mensais recorrentes tais como: aluguel, contabilidade e Internet, pagamentos parcelados ou taxas anuais podem ser registrados como contas a pagar nos próximos meses.
Ao fazer isso, você terá o saldo atual consolidado do seu caixa e o saldo futuro provisionado, ou seja, já estará levando em consideração as contas que você terá que pagar nos meses seguintes.
Se você vende serviços ou produtos de forma parcelada ou com prazo para o pagamento, faça os lançamentos das contas a receber para os próximos meses.
Assim, seu saldo futuro provisionado já irá contemplar o dinheiro que irá entrar no caixa da empresa.
Dica 5 – determine um ponto de equilíbrio
Você tem que saber quando seu negócio se tornará lucrativo, não porque isso afetará seu fluxo de caixa – porque não o fará -, mas porque será capaz de lhe dar uma meta inicial para alcançar e uma meta para projetar o fluxo de caixa futuro.
Fluxo de caixa negativo e lucros negativos contribuem para uma combinação sombria. Por isso, concentre seus esforços em gerenciar seu fluxo de caixa com um olho focado em alcançar aquele momento em que você percebe seus primeiros lucros.
Com estas dicas, você fará um trabalho melhor estruturado e conseguirá alcançar o grande sonho do sucesso no mundo dos negócios.
Fomento mercantil: o que é?
Saber
o que é o fomento mercantil pode ajudar seu negócio a crescer de forma saudável, diferente do que muitos pensam o
significado de fomento mercantil não é empréstimo bancário.
Resumidamente, o
fomento mercantil é uma maneira de antecipar capital por meio da cessão ou venda de direitos creditórios a receber de seus clientes.
Isto é, você vende o seus recebíveis mercantis e obtém esse dinheiro em seu caixa de maneira imediata.
Por exemplo, quando uma empresa realiza vendas a prazo, ela provavelmente já teve que investir algum dinheiro para comprar insumos e produzir as mercadorias por não ter o dinheiro em caixa no momento.
A diferença entre capital investido e dinheiro a receber pode gerar prejuízos ou desequilíbrios de caixa, se não existirem recursos ou planejamento suficiente.
Dessa forma, com o
fomento mercantil as pequenas e médias empresas conseguem lidar com imprevistos como atrasos de pagamentos ou outras situações que deixam o fluxo financeiro desorganizado.
O
fomento mercantil é muito útil quando você precisa de um respiro financeiro num momento específico.
Assim você tem condições de planejar suas contas, realizar suas negociações de matéria-prima mais cautelosa e cuidadosamente e até mesmo programar investimentos para a sua empresa.
Conte com a ajuda de uma empresa especializada
Mesmo com tantas dicas, ainda pode ser difícil lidar com algo que não conhecemos totalmente. Contar com ajuda especializada pode ser uma ótima opção.
Afinal, algumas questões financeiras precisam ser cuidadas por alguém que realmente domine o assunto.
Independente de qual seja o problema encontrado resolvê-lo no começo é infinitamente melhor, mais rápido e mais barato do que resolver um problema gigante.
Empreendedores de todos os setores de atuação podem manter o seu fluxo de caixa ativo e saudável contando com a
Ágile.
Aqui você pode ter acesso ao
fomento mercantil que te garante segurança mesmo em tempos de inadimplência de seus clientes, o que ajuda o seu caixa a se manter sempre no azul.
Somos uma empresa especializada em entregar soluções financeiras para empresas e empresários de diversos setores.
Nosso papel é ajudar diversas organizações em antecipação de recebíveis, linhas de crédito,
empréstimo para capital de giro, refinanciamento, investimentos, e outras soluções diversas.