Antecipação de recebíveis e empréstimo: entenda as diferenças
Empresas de pequeno, médio e grande portes têm contas a pagar. Em muitos casos, é possível que os negócios enfrentem problemas de falta de recursos para diversas necessidades. Nessas situações, o empresário para contar com o auxílio de um empréstimo para sua empresa.
No entanto, afinal, o que é um empréstimo para a empresa?
O que é um empréstimo para empresas?
Os empréstimos para empresas são semelhantes aos empréstimos pessoais, uma modalidade bastante conhecida pelos brasileiros. Contudo, neste segundo caso, os recursos são destinados por instituições financeiras para pessoas físicas.
Já nos empréstimos empresariais, como o próprio nome sugere, os recursos são direcionados a empresas, ou seja, a um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).
Os motivos que podem levar à contratação de um empréstimo empresarial são inúmeros e, em todos os casos, é necessário que o empresário avalie quais são as linhas de crédito específicas disponíveis.
O que é antecipação de recebíveis?
A antecipação de recebíveis nada mais é do que uma alternativa para empresas adiantarem valores que já pertencem a eles mais que só chegariam a seu caixa mais tarde.
Na prática, valores referentes a vendas feitas a prazo, parceladas, por cheques, carnês e duplicatas, podem ser recebidos de uma só vez.
Essa é uma alternativa para aqueles que desejam cobrir despesas urgentes e não querem recorrer a empréstimos para isso. A empresa usa o dinheiro que já lhe pertence. De forma fácil, rápida e sem burocracia.
Quando contratar um empréstimo para minha empresa?
Apesar de ser bastante benéfico em diversas situações, um empréstimo empresarial só deve ser contratado por uma empresa quando houver uma necessidade real. Isso ocorre porque contratar um empréstimo significa se comprometer com o pagamento de uma dívida, que envolve taxas e juros.
De maneira geral, os empréstimos para empresas são bem-vindos quando a instituição precisa de recursos para financiar suas atividades diárias ou até mesmo para expandir seus negócios.
Quando recorrer a antecipação de recebíveis?
A antecipação de recebíveis pode ser uma boa alternativa para empresas que precisam de capital para cobrir alguma despesa, negociar com fornecedores, manter o caixa no azul ou investir em algo e não gostaria de recorrer ao empréstimo. Isso porque, a antecipação trabalha com o capital que já é da empresa. Ela apenas ainda não recebeu por ele.
Quais são os tipos de empréstimos para empresas?
Os empréstimos para empresas podem ser divididos em alguns tipos. Dentre os principais estão:
Capital de giro
O empréstimo empresarial para capital de giro é um dos mais comuns no Brasil. De maneira geral, o capital de giro é o que determina o funcionamento diário de uma empresa e, por isso, é extremamente importante para a continuidade dos negócios.
Investimento fixo
Os investimentos fixos estão relacionados às atividades de expansão e de modernização da empresa. Nesse aspecto, o empréstimo empresarial pode ser contratado para reformas, para a aquisição de novos equipamentos, entre outros.
Antecipação de recebíveis
Empresas de pequeno, médio e grande portes possuem contas para pagar, assim como possuem valores para receber. Esses últimos são chamados de recebíveis e podem ser utilizados como garantia de um empréstimo empresarial.
Nesse caso, é necessário verificar com o gerente do banco se essa é, de fato, a melhor opção para sua empresa e para a necessidade verificada.
Quais são os principais erros na hora de pedir empréstimos para empresas?
Conforme mencionado no tópico acima, contratar um empréstimo – seja ele pessoal ou empresarial – é se comprometer com o pagamento de uma dívida. Desse modo, é importante que o empresário esteja atento a alguns erros comuns que ocorrem durante esse processo.
Falta de planejamento
O empréstimo empresarial pode ser uma excelente solução para empresários que possuem um bom planejamento financeiro. Caso a organização não exista, as dívidas podem se acumular na empresa e os negócios podem sofrer graves consequências.
Falta de simulação
Especialistas indicam que o empresário deve, antes mesmo de ir a uma instituição financeira conversar sobre o empréstimo, realizar uma simulação. É nessa etapa que a empresa irá verificar se poderá arcar com os custos da dívida.
Escolha do empréstimo empresarial incorreto
Como você pôde ver nos tópicos acima, os empréstimos empresariais são divididos em algumas modalidades. Esses tipos são diferentes e, por isso, são destinados a situações específicas. Por isso, é importante que, ao definir suas necessidades, você identifique, junto ao gerente do banco, a melhor alternativa.
Falta de controle financeiro
É comum que os empresários recorram aos empréstimos empresariais e, após o recebimento dos recursos, não saibam como investir o dinheiro. Esse cenário é totalmente prejudicial para a empresa, já que os valores não são utilizados da forma correta e a dívida deve ser paga da mesma forma.
Quais cuidados tomar ao pedir empréstimo para empresa?
Para que os erros acima não estejam presentes no processo de contratação de um empréstimo para empresa, os empresários devem tomar alguns cuidados:
Evite tomar decisões apressadas e sem planejamento
Um empréstimo empresarial deve ser contratado apenas após um período de análises e de planejamento. Para que a solução não se torne um problema, o empresário deve verificar os números de sua empresa, bem como se planejar para o pagamento da dívida.
Verifique as taxas e as condições de pagamento
Além de se planejar, o empresário deve, antes de contratar o empréstimo para sua empresa, verificar quais são as taxas e as condições de pagamento oferecidas pela instituição financeira escolhida. Caso as parcelas estejam fora do seu orçamento, é possível tentar uma negociação com o profissional responsável.
Determine a necessidade de sua empresa
Conforme pontuado acima, o empréstimo empresarial deve ser contratado quando houver uma necessidade. Para que você saiba decidir sobre a contratação ou não dessa modalidade, é necessário identificar qual é a necessidade de sua empresa.
Se você precisa de capital de giro ou de recursos para ampliar a atuação dos negócios, o empréstimo empresarial é válido e pode ser benéfico quando feito com organização e com planejamento.
O empréstimo empresarial é mesmo a solução?
Por último, antes de negociar o empréstimo empresarial, você, como empresário, deve pensar se essa é realmente a solução para os problemas do seu negócio. Verifique se existem outras alternativas mais vantajosas e, para isso, conte com o auxílio de profissionais do mercado financeiro.
Como a Ágile pode te auxiliar com um empréstimo empresarial ou antecipação de recebíveis
A Ágile, empresa fundada em 2015 por profissionais especialistas no mercado financeiro, tem como principal objetivo oferecer soluções financeiras para empresas e para empresários.
Com foco no público B2B, a Ágile, que já ajudou milhares de empresas com operações financeiras personalizada para cada caso. Conta com uma ampla carteira de linhas de crédito, como refinanciamentos, investimentos e crédito pessoal.
A antecipação de recebíveis ou fomento mercantil da Ágile ajuda empresas a receberem valores de suas vendas a prazo em dinheiro no caixa à vista!
Por meio dele é possível reorganizar contas, negociar com fornecedores ou fazer o que você quiser usando o dinheiro que já é seu!
Desse modo, a Ágile se consolida no mercado como uma referência em soluções financeiras. E, para auxiliar sua empresa no que for necessário, conta com uma equipe altamente capacitada e experiente.
Quer saber mais? Acesse nosso site, conheça os produtos e os serviços disponíveis e entre em contato com um dos nossos profissionais agora mesmo.