Dicas para a organização financeira de pequenas e médias empresas
Pequenas e médias empresas enfrentam diariamente inúmeros obstáculos, dentre eles, talvez o mais desafiador seja manter o setor financeiro devidamente organizado.
A ânsia por começar a empreender, a urgência em iniciar as atividades, e o despreparo, acabam levando gestores a lidarem com esta parte do negócio de maneira negligente. E antes mesmo de perceberem, contas pessoais acabam mescladas às financias da empresa, deixando tudo uma verdadeira desordem.
Como sabemos bem, o mercado é extremamente competitivo, e não costuma perdoar grandes deslizes. Por isso, arrumar o setor financeiro da sua empresa, precisa ser uma prioridade. Por meio dela é possível:
- Entender melhor o funcionamento de sua organização;
- Ter em mãos indicadores de capital;
- Visualizar o índice de desperdício;
- Saber como andam os seus investimentos;
- Endividamento, entre inúmeros outros indicadores.
- Registre em uma planilha também as contas a pagar. Nesta coluna, insira os compromissos financeiros recorrentes, como salários de funcionários, impostos, parcelas de dívidas, despesas com fornecedores, dentre outros.
- Registros de recebimentos de vendas realizadas de todas as formas: vendas a prazo, à vista ou de qualquer outra maneira. Rendimentos e aplicações também devem entrar neste tópico.
- Analise o saldo com periodicidade.
- Abra uma conta corrente para você e outra para a sua empresa;
- Conheça tudo o que o seu banco pode oferecer para sua empresa, assim você evita utilizar recursos da conta pessoal na empresarial;
- Automatize processos por meio de softwares, aplicativos ou plataformas. Colocar informações exclusivamente no papel pode ser uma cilada.