o que e ser empreendedor x

10 oportunidades para empreender em 2022

Desde 2020, os empreendedores tem tentado entender como o Covid impactou suas estratégias de negócio. Agora, em 2022, já é possível considerar o momento em que sairemos da pandemia, e quais oportunidades isso criará.

Jason Schenker, fundador do “The Futurist Institute”, que ajuda analistas, consultores e novos líderes a incorporar tecnologias emergentes em seus planos estratégicos, apresentou-se no SXSW 2021, e ressaltou algumas oportunidades que vê para os empreendedores.

Segundo ele “Ao olharmos as oportunidades, algumas estarão nessas áreas de crescimento de 2020, mas também há oportunidades em torno dessas que vão entrar em recuperação e algumas não diretamente ligadas a covid-19, mas que serão influenciadas pelos aprendizados da pandemia e algumas tensões em curso”.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       

Confira quais setores são esses:

E-commerce

Devido às circunstâncias em que o Coronavírus nos colocou, as empresas fizeram grandes investimentos para se adaptar ao período e agora estão começando a tentar entender qual o retorno que eles deram. Esses questionamentos continuarão nos próximos anos e a oportunidade aqui é ajudar as empresas a avaliar o que estão fazendo e o que podem fazer para ser mais eficientes em seu processo de e-commerce.

Telemedicina

Essa área decolou durante a pandemia, e vai continuar como parte dos cuidados de saúde de muita gente por muito tempo. Assim como no e-commerce, vimos aqui uma grande aceleração, e agora é preciso otimizar e garantir que tudo funcione de maneira eficiente.

Trabalho Remoto

Depois que o Trabalho Remoto se tornou uma necessidade, houve uma proliferação de novas ferramentas de interação on-line. Para as pessoas no trabalho, tem ficado cada vez mais insustentável ter mais e mais formas de se comunicar. Nesse sentido, a oportunidade mora na integração de todas elas.

Conteúdo

A introspecção que fomos obrigados a viver durante o período do isolamento social fez que com muitas pessoas criassem muitas coisas. Há muito conteúdo por aí e a proliferação por diferentes plataformas é algo também que vai demandar integração. Diante disso, será necessário encontrar meios de propagar a forma como o conteúdo está sendo ressignificado.

Educação remota

O ensino à distância foi outra área que deu um salto. Muitas pessoas estão repensando suas carreiras, por conta da experiência na pandemia, por essa razão a educação online vai continuar a crescer. Contudo, esse setor vai enfrentar desafios em torno do fator preço. Haverá pressão sobre uma indústria que antes não se preocupava muito com o retorno dos investimentos e a eficiência de custos. Haverá muita discussão sobre educação gratuita, mas o que veremos no setor privado serão soluções de baixo custo e desintermediação de custos.

Serviços e hospitalidade

Para muitos setores, principalmente os que sofreram muito durante a pandemia, acréscimos de custos se tornaram grandes desafios de negócio. A oportunidade está em ajudar esses negócios a criar pontes sobre seus gaps. E uma das formas de fazer isso é automação. Veremos muito mais automação nos próximos meses em hospitalidade, restaurantes, varejo, viagens e turismo.

Eficiência do mercado de trabalho

Ao mesmo tempo que alguns setores encontraram grandes dificuldades durante a pandemia, outras cresceram e continuarão a crescer. E esse crescimento, inevitavelmente, vai gerar a necessidade de contratação de pessoal eficiente. Nesse contexto, haverá muito espaço para as ed techs nessa área, e no RH também.

Defesa

Há crescimento de muitas tecnologias e a necessidade por tecnologias duais aumenta, por exemplo, como trazer tecnologias de consumo para o universo da segurança. Com o mercado de trabalho mais competitivo, será bem-vinda uma maior automação em todas as indústrias, incluindo, segurança.

Sustentabilidade e energia renovável

Antes mesmo do COVID-19, já assistíamos a ascensão do ESG, do ativismo dos investidores e isso continuará pelos próximos anos. Será preciso ajudar as empresas a demonstrar como elas são sustentáveis e comunicar sua sustentabilidade, assim como estão envolvidas em energia renovável e no tema das mudanças climáticas. Demonstrar, comunicar, monitorar e auditar: tudo isso será importante e consistem em excelentes oportunidades daqui pra frente.

New horizon category

Um grande exemplo dessa categoria é a computação quântica. Apesar do setor, de fato, exigir cientistas altamente qualificados, há também todo um campo no entorno que apoia essas indústrias. É um campo que demanda mais educação, mais conferências, comunicação, treinamentos sobre os diferentes softwares que estão vindo. Será preciso criar ecossistemas de awareness em torno deles e essas são oportunidades de empreendedorismo em áreas que terão um longo impacto. E quem der os primeiros passos agora, e ajudar a criar esses ecossistemas, sairá na frente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2024 Ágile. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Next4 Comunicação Digital.