O impacto do conflito RÚSSIA x UCRÂNIA na economia brasileira

Após meses de escalada militar e intemperança na fronteira com a Ucrânia, a Rússia atacou o país no dia 24 de fevereiro. A evolução no conflito de anos entre a Rússia e a Ucrânia desencadeou a maior crise de segurança no continente desde a Guerra Fria, levantando o espectro de um confronto perigoso entre as potências ocidentais e Moscou.

Como era de se prever, a reação dos investidores foi imediata, fazendo com que as principais bolsas de valores aprofundassem suas perdas, com destaque para a bolsa de Frankfurt, que chegou a cair 5%. Isso sem contar no índice de Moscou, principal da bolsa russa, que chegou a cair 45%.

Contudo, para além do impacto no mercado financeiro, um ponto de alerta para o Brasil, agora que o conflito no leste europeu se concretizou, é inflação. De acordo com Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos, “O principal desdobramento para o Brasil pode vir por meio das commodities”.

Já é possível sentir os impactos no valor da gasolina. O preço do barril de petróleo subiu, e pressionou a Petrobras a reajustar os combustíveis. O item é um dos maiores responsáveis pela inflação acima do teto da meta no ano passado, algo que não acontecia desde a última recessão pela qual o país passou. Conforme alerta o economista-chefe da MB Associados, Sérgio Vale, “Se tem mais inflação, será necessário subir mais os juros, e juros mais altos dificultam o crescimento lá na frente.”

O conflito já tem feito os preços futuros de commodities agrícolas, em especial trigo e milho, subir, e a tendência é que os produtores acompanhem a alta, para vender tanto no mercado externo ou interno.

De todo modo, as principais perdas devem vir dos setores de varejo e indústria, já que a combinação de juros altos e uma inflação ainda maior desaquecerão a atividade econômica, e o consumo, mais que o previsto, correndo o poder de compra da população.

   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2024 Ágile. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Next4 Comunicação Digital.